quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conhecendo os alimentos

1ª AULA: FRUTAS



O objetivo é apresentar frutas típicas da região e fazer com que as crianças conheçam as preferências do colega. Para explorar o tema e envolver outras áreas do conhecimento, os alunos foram estimulados a fazer a contagem das frutas e agrupá-las por cores, tamanhos, texturas e tipos. A degustação não ficou de fora e as crianças puderam experimentar uma deliciosa salada de frutas. Para treinar a ortografia, os alunos registrarem a receita.



2ª AULA: LEGUMES E VERDURAS

Os pequenos aproveitaram para explorar as cores, tamanhos e texturas dos legumes e frutas, mas também trabalharam a Língua Portuguesa, explorando o repertório de palavras com os novos nomes de legumes e verduras que até então não conheciam. A aula reforçou a importância de lavar bem os alimentos e os cuidados que devemos ter antes de prepará-los e ingeri-los. Para finalizar, a turma pode a preparar uma deliciosa sopa de legumes e verduras e registraru a receita.



3ª AULA: HORTALIÇAS

As crianças participam da montagem de uma horta e plantam sementes de alface, cenoura, cebolinha, salsinha, entre outras. “A horta pode ser desenvolvida em caixote de madeira ou floreira com terra adubada e previamente preparada para o plantio”. A dica é fazer com que as crianças observem o tempo de germinação e o desenvolvimento de cada hortaliça. Depois da colheita, professores e alunos podem preparar receitas com aquilo que foi plantado em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário