domingo, 7 de julho de 2013

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Objetos de Aprendizagem, já ouviram, não ouviram?

Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.


"A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a idéia de construção de conhecimento numa perspectiva linear."

"Existem vários autores que nomeiam estes recursos educacionais como: componentes de software educacional; conteúdos de objetos compartilháveis (ADL, 2001); objetos de conhecimento (Merril, 2001); objetos educacionais (Sphorer, 2001); e objetos de aprendizagem (IEEE/LTSC, 2000)." (Wikipédia)

Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professor para:
Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema
Para os alunos, os objetos permitem:
Observação do fenômeno
Interação com a situação-problema
Interferência nos resultados observados
Repositórios de objetos

Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.

BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

PROATIVA-Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem

http://www.proativa.vdl.ufc.br/index.php?id=0

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação
Rived UNIFRA

http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php


Portal do Professor (MEC) -

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

LABVirt - Química e Fisica

Midias Digitais para a Matemática - UFRGS

http://mdmat.mat.ufrgs.br/


Livro com artigos sobre objetos de aprendizagem download

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17106


Postado por Andréa De Carli no blog http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário