domingo, 27 de maio de 2012

Conto Poema: O BRINQUEDO ABANDONADO


Dois meninos, muito amigos, lá num parque a brincar,
encontraram um skate – novo em folha, exemplar!

O primeiro disse ao outro: "Isso é que é sorte de rei!
Pra brincar toda esta tarde, um skate eu achei!"

Respondeu o companheiro sem mostrar nenhum prazer:
"Fomos nós que encontramos, você devia dizer!"

O primeiro até sorriu e foi saindo de perto:
"O que é bom só acontece pra quem for o mais esperto!"

Deu-lhe as costas com desprezo, ajeitou-se no brinquedo
e saiu a deslizar pelo meio do arvoredo.

Foi aí que um grandalhão apareceu de repente,
com cara de poucos amigos, furioso, impertinente:

"Este skate é muito meu, e eu vou lhe dar a prova.
Venha cá, seu ladrãozinho, pra aprender com uma sova!"
Já sem cor, de tanto susto, com os olhos assustados,
ele gritou para o amigo: "Ui! Nós fomos apanhados!"

O amigo viu que aquela era uma ocasião
para ver se o egoísta aprenderia uma lição:

"Mas você, agora mesmo, não me disse que era esperto?
Não me venha com esse fomos! Fui apanhado é o certo!"

Foi saindo, calmamente, já que não era brigão,
e deixou o tal esperto a explicar-se pro grandão.


BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto / fábulas recontadas em verso e comentadas por Pedro Bandeira. 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2006. - (coleção girassol)

1) Qual o assunto do texto?
 

2) Esse texto é uma narrativa ou um texto de opinião? Explique.

3) Esse conto nos ensina que:

a)(     )o mundo é dos mais espertos
b)(     )devemos partilhar as coisas
c)(     )é bom brincar no parque
d)(     )nenhuma das respostas anteriores

4) Retire do texto:
a) Dois substantivos no gênero feminino:
b) Dois substantivos no gênero masculino:



É hora do desconto

Um desses dois não queria o brinquedo partilhar
e esquecia o companheiro quando queria brincar.

E o outro abandonava o amigo em perigo
e dizia, vingativo: "Nada disso é comigo!"

Esses nem eram amigos, isso eu digo na verdade,
pois amizade é sinônimo de solidariedade!
 
Pedro Bandeira

1) Um dos meninos não queria partilhar o brinquedo porque:

a)(     )o skate era muito bonito
b)(     )o amigo era muito chato
c)(     )queria brincar sozinho
d(     )não dava para brincar os dois


2) Qual a função das "aspas" no segundo verso da segunda estrofe?
 
3) O que o autor quis dizer quando escreveu “amizade é sinônimo de solidariedade” ?

4) Qual a sua opinião a respeito da vingança?

5) Faça uma narrativa de uma situação envolvendo você e um(a) amigo (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário